5- Magnetismo

Aula 5 - 3º ano - 2º bim.


Em uma cidade da Grécia antiga chamada Magnésia, foram descobertas pequenas pedras que atraíam pedaços de ferro, mais tarde descobriu-se que estas pedras eram ímãs naturais. O nome magnetismo tem origem no nome da cidade.

Foi observado também que um pedaço de ferro colocado nas proximidades de ímã natural se comporta como um ímã (ímã artificial).


5.1- Pólos de um ímã

Verifica-se por experiências simples que pedaços de ferro são atraídos com maior intensidade por certas partes do ímã, os pólos do ímã. Se for espalhada limalha de ferro sobre um ímã em forma de barra como o da figura, estas se acumularão nas extremidades da barra, então o ímã em barra tem dois pólos situados nas extremidades desta barra.

Suspendendo-se um ímã em forma de barra, de modo que possa girar livremente em torno de seu centro, observa-se que ele sempre se orienta em uma mesma direção, a direção Norte-Sul da Terra. Esta propriedade dos ímãs é utilizada na construção de bússolas. Os pólos de um ímã recebem o nome de “pólo norte magnético” e “pólo sul magnético”.

Pólo norte de um ímã é aquele que aponta para o norte geográfico da Terra quando o ímã pode girar livremente, pólo sul é aquele que aponta para o sul geográfico da Terra.

Pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e pólos de nomes diferentes se atraem.



5.2- A Terra é um grande ímã


Os ímãs, quando podem girar livremente, se orientam sempre na direção Norte-Sul da Terra, porque a Terra se comporta como um grande ímã.

O pólo norte geográfico da Terra é um pólo sul magnético e o pólo sul geográfico da Terra é um pólo norte magnético. Portanto a Terra pode ser representada por um grande ímã como na figura.
Os pólos magnéticos da Terra têm uma ligeira inclinação em relação aos pólos geográficos, mas para efeitos de visualização esta diferença pode ser desprezada.



5.3- Inseparabilidade dos pólos

Verifica-se experimentalmente que não é possível separar os pólos de um ímã, ou seja, não é possível obter um pólo magnético isolado. Qualquer ímã tem pelo menos dois pólos. Se um ímã em barra for quebrado ocorrerá como ilustrado na figura a seguir.



Aula 5 em pdf

http://rapidshare.com/files/118085800/Aula_5.pdf.html

Por: Felipe P. Novaes
(extraído/modificado de: Máximo, Alvarenga. Curso de Física, vol. 3)

Um comentário:

Unknown disse...

Prof. desculpe mas Magnésia é na Turquia.