6 - Laser

Aula 6 - 3º Ano - 3º Bim.

Uma bateria estabelece um campo elétrico entre seus pólos e gera uma corrente elétrica. Os elétrons constituintes desta corrente, quando colidem com um átomo transferem sua energia para os elétrons deste átomo, excitando-o.

Quando esses elétrons voltam ao estado fundamental emitem radiação eletromagnética com uma energia específica, o valor da energia da transição eletrônica realizada.

Esta radiação eletromagnética atinge outro átomo excitando-o, quando ele retorna ao estado fundamental emite radiação eletromagnética, que vai, então, atingir outro átomo.

Estes átomos ficam confinados em uma cavidade ótica (um local fechado revestido de espelhos) então ocorre um efeito em cascata, a emissão de luz por um átomo estimula a emissão de luz por outros átomos, então, após um certo tempo temos uma luz monocromática (com uma única freqüência, já que todas as emissões de radiação eletromagnética correspondem a mesma transição eletrônica), coerente (em fase) e colimada, um feixe fino porque foi concentrado na cavidade ótica e sai por uma pequena abertura, e ainda passa por um tubo colimador revestido de espelhos. A luz do laser por ser concentrada, tem muito mais potência do que a luz das lâmpadas convencionais.
.
.
.
Pro: Felipe Novaes.

Nenhum comentário: