2 - Decaimento Radioativo

Aula 2 - 3º Ano - 4º Bim.

O número de massa (A) de um núcleo é dado pela soma do número de nêutron (n) com o número de prótons, ou número atômico (Z).

O decaimento radioativo ocorre principalmente em núcleo muito grandes. Nestes núcleos a força eletromagnética é tão intensa, por causa da grande quantidade de carga, e o núcleo é tão grande que a força nuclear forte não consegue mais suportar todo o núcleo coeso. Então, em busca de uma maior estabilidade o núcleo decai.

São chamados de átomos radioativos aqueles cujos núcleos tem a possibilidade de decair. Um núcleo radioativo pode decair por alfa, beta e gama.


2.1 - Decaimento Alfa




Quando um átomo decai por alfa, ele emite uma partícula alfa (2 prótons e dois nêutrons), então o núcleo perde 4 unidades do número de massa e duas unidades do número atômico. Como o número atômico é alterado o elemento químico também muda.

A partícula alfa proveniente deste decaimento tem uma pequena penetração em materiais, uma folha de papel é suficiente para barrar esta partícula.


2.2 - Radiação Beta

A radiação do tipo Beta é um elétron muito energético, então tem uma penetração média, sendo barrada por uma chapa metálica.


2.3 - Radiação Gama

A radiação do tipo gama é radiação eletromagnética, tem uma grande energia e uma penetração muito alta, sendo barrada apenas por uma parede grossa de concreto ou uma grossa placa de chumbo.


2.4 - Meia-vida

O tempo necessário para que uma determinada quantidade de átomos radioativos diminua pela metade é a meia-vida deste elemento.

A quantidade restante de átomos (Qf) depois de um certo número de meias-vidas (n) pode ser calculada em função da quantidade inicial de átomos (Qi).

2.5 - Exemplo

Em um determinado recipiente encontram-se 200 átomos de um elemento radioativo com meia vida de 4 dias.

a) Quantos átomos do elemento inicial restarão no recipiente após 4 dias?

Qi = 200
Qf = ?
Após 4 dias passou 1 meia vida, então n = 1.
Portanto, colocando estes valores na equação, temos:
Qf = 100

Após 4 dias restarão 100 átomos.


b) E após 8 dias?

Após 8 dias passaram-se 2 meias-vidas, então n = 2. Assim, Qf = 50

Após 8 dias restarão 50 átomos.


c) E após 20 dias?

Após 20 dias passaram-se 5 meias-vidas, então n = 5. Assim Qf = 6,25

Este resultado mostra que após 5 meias-vidas no recipiente restarão 6,25 átomos do elemento inicial, este é um resultado estatístico, como sabemos não é possível existir 6,25 átomos então o resultado mais correto é que no recipiente restarão 6 ou 7 átomos do elemento inicial.


Link para baixar o texto da aula 2:


Por: Felipe Novaes.


Nenhum comentário: