2- Grossura dos Fios em Instalações Elétricas

Aula 2 – 3º Ano - 2º Bim.

Para analisar a grossura dos fios nas instalações elétricas é necessário estudar mais profundamente a resistência elétrica dos fios.

Analisando-se fios feitos do mesmo material:

- Quanto mais comprido o fio, maior é a sua resistência, então: R é proporcional a L, onde L é o comprimento do fio.

- Quanto mais grosso o fio, maior a área de sua secção transversal A, menor é a resistência, então: R é proporcional a 1 / A .

- Combinando estas duas proporcionalidades e inserindo uma constante (representa a resistividade e depende de cada tipo de material), temos:


Então, quanto mais grosso é o fio, menor é o valor de sua resistência, então a corrente elétrica passa por ele com maior facilidade.

No projeto de circuitos onde passará uma corrente muito alta este fator deve ser levado em consideração, e o circuito deve ser projetado com fios bem grossos. Já nos circuitos projetados para pequenas correntes os fios podem ser um pouco mais finos.

Dependendo da grossura dos fios, uma instalação elétrica suporta até um certo valor de corrente elétrica antes de “queimar”. Por isso são instalados dispositivos de controle como fusíveis e disjuntores.

Esses dispositivos abrem o circuito impedindo a passagem de corrente elétrica se o valor da corrente ficar acima de um certo valor limite.

Exercícios:

1- Um fio de cobre tem 10 m de comprimento e diâmetro de 2 mm, calcule o valor da resistência deste fio sabendo que a resistividade do cobre é 1,7 x 10 – 8 (ohm).m. (Utilize pi = 3,1).

2- Se o diâmetro do fio da questão 1 for dobrado, qual é o valor da nova resistência?

3- Se o fio da questão 1 fosse de prata, qual seria o valor da resistência? A resistividade da prata é 1,6 x 10 – 8 (ohm).m

4- Por que os fios das instalações elétricas não são feitos de prata, já que sua resistividade é menor que a do cobre?

Aula 2 em pdf
http://rapidshare.com/files/117843939/Aula_2.pdf.html

Resolução dos exercícios

http://rapidshare.com/files/117844907/Resol_Aula_2.pdf.html

Para baixar algum arquivo deste blog em pdf basta clicar no link , selecionar a opção free e quando pedir uma senha digite no campo as letras que tem um gato.

Por: Felipe P. Novaes

9 comentários:

Unknown disse...

Física não é só teoria amigo, é na prática que a entendemos, seu blog esta pobre, física é exatas, não decoreba.

RICK disse...

Quanta arrogância e deselegância em um só ser humano!

Unknown disse...

Valeu agora entendi essa bagaça rsrss

Unknown disse...

Mto bom parabens

A ex Usufruam disse...

Sun comerciais site

Unknown disse...

Muito pelo menos agora tenho agumeto pra dizer pro meu namorando que ele está errado pois ele colocou um fio grosso em casa as gora está saindo fogo de nas tomadas

Tomas Jefferson disse...

Marcus, então dá uma aula fazendo uma fiação com fios finos e depois com fios grossos e sai explicando tudo, palhaço! Esse post é bem resumido e ajuda muito pessoas que estão estudando pra vestibular, como eu. Então se não é útil pra você, que provavelmente deve ser um gênio como o Tony Stark, não saia desmerecendo o trabalho dos outros.

Unknown disse...

Gostaria de saber para levar energia em uma distância de uns sceicentos metros qual a espessura do fio e se até chegar no local eu posso continuar a estalacao pra dentro da residência com qual tipo de fio obrigada

Shanne Fonseca disse...

Será que vc entendeu mesmo?