8 - Lei da Indução, Geradores e Guitarra Elétrica

Aula 8 - 3º ano - 2º bim.


Uma corrente elétrica é capaz de produzir efeitos magnéticos, então, será que um campo magnético é capaz de produzir efeitos elétricos?

8.1- Lei da Indução


Se um ímã está próximo de uma espira, as linhas de indução deste ímã atravessam o interior da espira. Quando o ímã se movimenta, por exemplo, se afastando da espira, as linhas de indução se alteram, elas tendem a diminuir sua intensidade, já que o ímã está se afastando. Esta alteração das linhas de indução é compensada por uma corrente elétrica induzida na espira. O sentido da corrente elétrica induzida é dado seguindo o princípio: A corrente induzida deve gerar linhas de indução de modo a compensar a variação causada pelo movimento do ímã.


Pode-se também pensar que a corrente induzida deve fazer com que a espira torne-se um ímã de modo que tente impedir a movimentação do ímã inicial.


Na figura o ímã está se afastando da espira com o pólo norte voltado para cima. Se a espira tiver um pólo sul voltado para baixo, este pólo sul da espira pode atrair o pólo norte do ímã que se afasta, tentando impedir o afastamento deste ímã. Então, o sentido da corrente induzida deve ser tal que, forme um pólo sul na parte inferior da espira.



8.2- Geradores Elétricos

Os geradores elétricos têm seu funcionamento baseado na lei da indução. São constituídos de um ímã móvel e de várias espiras ou solenóides (conjunto de espiras). Quando este ímã se movimenta gera uma corrente induzida nas espiras e esta corrente é armazenada em baterias, ou faz funcionar algum aparelho elétrico.


8.3- Guitarra Elétrica



Os captadores de uma guitarra também têm seu funcionamento baseado na lei da indução.
Os captadores são feitos de um material magnético (ímã), as cordas de metal são facilmente magnetizáveis, ou seja tornam-se ímã, como o ferro, próximas de um ímã .

A parte interna de um captador é envolta em um solenóide (bobina). Quando a corda que foi magnetizada vibra, funciona como o ímã do gerador se movimentando, este movimento altera o campo magnético dentro da bobina. Então aparece uma corrente induzida nesta bobina para tentar impedir a variação do campo magnético causada pela vibração das cordas. Esta corrente induzida vai para o amplificador que aumenta (amplifica) este sinal elétrico que faz o alto falante vibrar, produzindo o som. A freqüência de vibração das cordas depende da tensão e da densidade das cordas, produzindo as diferentes notas.


O timbre característico de cada marca e modelo de guitarra, é determinado pelo número de voltas (espiras) da bobina enrolada nos captadores, alterando o número de espiras de um captador, pode-se alterar o timbre da guitarra.

Aula 8 em pdf

http://rapidshare.com/files/120134866/Aula_8.pdf.html

link para baixar as aulas de 1 a 8 em pdf

http://rapidshare.com/files/120780032/Aulas_1_-_8.zip.html

Por: Felipe Novaes



Nenhum comentário: